Você sofre com espinhas? Então, leia nossas dicas e saiba como evitá-las!


Se você faz parte do grupo de pessoas que possui pele acnéica, neste artigo vamos apresentar alguns dos principais fatores que podem contribuir para lhe ajudar a combater as tão indesejáveis espinhas e voltar a ter uma pele lisinha e uniforme.

Primeiramente, você sabia que o primeiro estágio da espinha é o cravo? Isso mesmo, e,  funciona da seguinte forma: quando nossos poros ficam sujos, e, consequentemente, obstruídos, a gordura produzida pelas glândulas sebáceas (que protegem a pele) não consegue ser expelida e se acumula nos poros, originando os cravos.  E, quando os cravos são contaminados por bactérias, surge a acne, que nada mais é do que uma inflamação da pele.

Abaixo, vamos aos fatores que podem lhe ajudar a combater as espinhas:

1 – Limpar bem a pele:

Um dos grandes segredos para evitar o surgimento de espinhas no rosto é limparmos bem a pele, no mínimo 2 vezes ao dia, para remover a sujeira que vamos acumulando ao longo do dia e quaisquer resquícios de maquiagem. O ideal, é limpar a pele quando acordamos, sempre antes de aplicarmos o hidratante e a maquiagem e à noite, antes de dormir,.

Além de uma boa limpeza diária, também é necessário fazer a esfoliação de 2-3 vezes na semana para remover as células mortas da pele e desobstruir os poros. 

Da mesma forma, dermatologistas recomendam finalizar a limpeza com a aplicação de um tônico facial para ajudar a equilibrar o pH da pele e ajudar no controle da oleosidade. Busque sempre um tônico livre de álcool, pois o álcool resseca a pele e gera o efeito rebote, produzindo ainda mais oleosidade.

2- Ter uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é extremamente importante para controlar o surgimento de espinhas. Todos sabemos que um dos fatores altamente relacionados à acne se deve à desregulação hormonal. É por isso que quando comemos muito doce ou comidas gordurosas, a tendência é termos espinhas, pois para compensar a glicose no sangue, no caso dos doces, por exemplo, nosso corpo irá produzir mais insulina do que ele está acostumado, gerando uma oscilação hormonal em nosso corpo e como consequência, surgirá a acne.

Por esta razão, especialistas recomendam comer frutas, legumes, sementes e alimentos ricos em ômega 3, antioxidantes e zinco, pois eles auxiliam a manter a pele saudável e reduzem a sua inflamação.

3 – Evitar o excesso de sol

Tomar sol é essencial para mantermos o nível de vitamina D em nosso corpo equilibrado. Porém, em horários adequados e por períodos não tão longos, pois o excesso de exposição ao sol pode contribuir para o surgimento de espinhas. Isso, pelo fato de que os  pois raios UV podem produzir mais oleosidade e intensificar a inflamação na pele. Logo, pessoas que possuem tendência à acne, devem evitar tomar sol no período entre 10:00 e 16:00h.

E, por último, lembre-se que quanto mais natural forem os seus produtos de beleza, maiores serão as chances da sua pele responder positivamente aos seus cuidados diários. Da mesma forma, evitar produtos que contenham álcool também irá contribuir para um tratamento mais equilibrado para a sua pele e, consequentemente, uma pele com mais bonita e saudável.

E aí, gostou das dicas? Se você possui alguma sugestão para combater espinhas, compartilhe conosco e vamos juntos ajudar outras pessoas a também conseguir se livrar de vez da pele acnéica e a se sentir mais radiantes!