Dicas poderosas para melhorar a sua auto-estima

Todo mundo já passou por aqueles dias em que a auto-estima não está das melhores. Muitas vezes isso acontece quando passamos por decepções, mudanças bruscas ou simplesmente em alguma estação da nossa vida. E é completamente normal passar por esses momentos, mas o mais importante é nunca se deixar abater por eles. Confira 4 dicas para você lidar com esses sentimentos e driblar os dias onde a sua energia possa não estar das melhores, com muita auto-estima e autoconfiança.

1. Reserve um tempo para cuidar de si 

Com o estilo de vida cada vez mais atarefado, é comum hoje em dia as pessoas não terem tempo para cuidar de si mesmas. E essa é uma das principais razões da baixa auto-estima atingir tantas pessoas dessa geração. Portanto, o primeiro passo para adotar um estilo de vida saudável e positivo é separar regularmente um tempo exclusivo para os seus cuidados pessoais. 

Essa prática inclui: 

  • Investir na sua higiene e apresentação pessoal. Tome banhos relaxantes, gaste tempo se olhando no espelho, encontrando a melhor versão de você – foque nos pontos que você mais aprecia em você (sim, por mais que talvez, você ache que não, você tem muitos pontos lindos em seu rosto, no seu corpo, que muitas pessoas amariam ter!). Coloque sua peça de roupa favorita (lembre que o agora é a melhor ocasião para você usá-la) e invista no que mais lhe traz confiança e amor próprio. 
  • Adotar uma dieta saudável e que lhe agrade.Faça uma refeição com alimentos mais nutritivos. Devagarinho, comece a ingerir menos açúcar e gordura, pois isso aumentará sua energia, além de melhorar sua saúde e liberar substâncias no seu corpo que ajudam a aumentar sua auto-estima. Com o passar dos dias, você sentirá mais vivacidade durante o dia. Preste realmente atenção no que você ingere, pois isso irá refletir na sua disposição para realizar suas atividades. 
  • Praticar uma atividade física que você goste.Além de aprimorar seu sistema imunológico, pode lhe dar mais energia e lhe ajudar a se sentir melhor. Invista um pouco do seu tempo numa caminhada ao ar livre, um passeio de bicicleta ou até mesmo na academia. O importante é que a atividade física lhe gere bons sentimentos e boas emoções.

2. Enalteça suas qualidades

Muitas vezes a razão da baixa auto-estima está ligada a frustrações do nosso dia-a-dia, por isso, nesses momentos é tão importante lembrar de coisas boas, afinal, ninguém é perfeito e nossos erros sempre nos ensinam coisas boas. Lembre-se que cada traço da sua personalidade se une para formar uma figura completa, como uma pintura, elas podem ter falhas mas, vistas do ângulo certo, possuem uma beleza incomparável. 

Depois de investir um tempo nos seus cuidados pessoais, olhe no espelho e repita para si todas as coisas boas que você enxerga em você mesma (ou até aquelas que as pessoas sempre te dizem e você nem sempre acredita). O amor próprio é o caminho mais rápido para ganhar autoconfiança. Trate-se como você trata a sua melhor amiga!

3. Conviva com pessoas positivas

Influências externas negativas também podem ser responsáveis por grande parte da baixa auto-estima. Por isso, um passo importante para se sentir bem é minimizar ou até mesmo eliminar o tempo que você passa com pessoas que de alguma forma, o fazem se sentir mal a respeito de si mesmo. Cerque-se de quem sempre te lembra das suas qualidadese forçase que lhe ajuda a estar motivado para suas atividades diárias. 

Esteja atento às suas próprias palavrase evite a negatividade, o pessimismo e, principalmente, a autocrítica. Inclua metas para si mesma e cerque-se de pessoas que possam lhe apoiar nesse sentido. Ter apoio externo também pode ser um importante aliado da sua autoestima.  

4. Inclua hábitos saudáveis em sua rotina

Todas essas dicas podem se tornar muito mais poderosas se você torná-las parte da sua rotina. Organize seu tempo e mude seus hábitos, essa atitude pode gerar consequências positivas tanto para você quanto para as pessoas à sua volta. Você também estará muito mais preparado para lidar com os dias em que a baixa auto-estima surgir. 

Lembre-se queisso também faz parte da sua saúde. Não se trata de vaidade, mas de uma prática muito importante para melhorar a sua qualidade de vida. Uma outra dica é sempre colocar metas para alcançar seus objetivos pessoais e criar hábitos, a satisfação de ter um objetivo concluído traz alegria e motivação para todo ser. Seja gentil e ame a si mesma, esse é um remédio sem preço e que só você pode lhe dar!