
Somente quem sofre com rosácea consegue entender o quanto essa doença de pele necessita de cuidados especiais para conseguir ser controlada.
Para isso, selecionamos alguns conselhos de dermatologistas sobre como prevenir os sintomas da rosácea. Veja abaixo:
- Busque usar produtos naturais (com certificação) ao invés de cosméticos químicos, pois ingredientes químicos agravam o grau de inflamação da pele.
- Evite utilizar cosméticos que tenham o álcool etílico em suas fórmulas, pois este ingrediente quebra a barreira de protectão da pele, contribui para o ressecamento e contribui para a produção dos radicais livres, que causam o envelhecimento. O álcool etílico presente na maioria dos cosméticos presents no mercado também é uma das principais causas do surgimento de alergias na pele.
Porém, é importante destacar que há alguns tipos de álcool (os considerados como gordos e espessantes) não são nocivos à pele, tais como: benzyl alcohol, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, stearyl alcohol, arachidyl alcohol, lanolin alcohol e o lauryl alcohol. Então, quando esses tipos de álcoois estiverem na composição de seus cosméticos, pode usá-los sem medo.
- Pelo mesmo motivo acima, os especialistas não recomendam a ingestão de bebida alcoólica, pois ela também possui o álcool etílico.
- Utilize água morna para limpar sua pele e faça a limpeza de forma muito gentil; na hora de secar, não esfregue a toalha no rosto, apenas aperte delicadamente a toalha contra a pele para que assim, ela absorva a umidade.
- Evite esfoliar a pele, pois o atrito pode desenvolver uma crise da done na pele.
- Tente evitar a exposição direta ao sol, mas no caso de exposição, dê preferência aos protetores solares naturais, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco.
- Da mesma forma, busque aplicar maquiagens naturais, pois elas são livres de substâncias químicas agressivas e álcool.
- Priorize cosméticos que possuam rosa mosqueta, camomila, calêndula e plantas que, ao mesmo tempo que combatem os sinais de envelhecimento, também ajudam a acalmar a pele.
- Os ácidos láctico, glicólico, cítrico e mandélico deixam a pele muito sensível e por isso, também devem ser evitados.
Como a rosácea é uma doença cuja causa exata e cur ainda são desconhecidas pela ciência, as dicas acima possuem o objetivo de ajudar as pessoas a amenizar os sintomas da rosácea, evitando que a doença se agrave (infelizmente, se não cuidada, a rosácea tende a evoluir).
Aproveitamos para comentar que a linha facial Linden Leaves é composta por produtos 100% naturais e orgânicos certificados, com propriedades que ajudam no combate aos sintomas da rosácea. É só clicar aqui para conhecer a linha completa.
Esperamos que as dicas acima tenham lhe ajudado!